BRONZEAMENTO SOLAR É SAÚDAVEL PARA PELE?

28 de maio de 2023

Nenhum Comentário

Olá, Laluxas!

Se tem um profissional da estética no Brasil que tem experiência com sol e melasma esse profissional sou eu.

Toda minha história de vida sempre teve exposição ao sol, antes do melasma, com o melasma ativo e com o melasma controlado.

Nas décadas 70, 80 e 90 o bronzeamento solar (natural) tinha finalidade estética, ou seja, era considerado padrão de ter uma pele sempre bronzeada.

Sou de uma geração que amava os prazeres do sol (banhos demorados de mar e brincadeiras demoradas na areia) e do bronzeamento (deitada na areia), inclusive o bronzeamento intenso era uma estratégia para eu disfarçar uma mancha de melasma que surgiu somente em umas das minhas bochechas.

Vendo essas fotos me atentei que eu facilmente me bronzeava e isso já era um sinal que os meus melanócitos eram ativos e eu tinha predisposição a manchar a pele.

Esse bronzeamento natural eu conseguia me expondo ao sol recebendo radiação  UVA e UVB  na pele sem nenhum tipo de fotoproteção.

DIFERENÇAS ENTRE A RADIAÇÃO UVA E UVB

Diferenças entre os raios UVA e UVB

A resposta para pergunta se o bronzeamento solar é saudável ou não para pele encontra-se nesse quadro onde apresento as diferenças entre a radiação UVA e UVB, ou seja, quando a pele fica bronzeada é um alerta que a pele está produzindo aquela pigmentação marrom (melanina) para se proteger do dano que está sendo causado pela radiação UVA.

Simplificando a resposta: o bronzeamento é causado pele radiação UVA e não faz bem para pele.

Então, não devemos tomar sol?

Preferencialmente devemos tomar sol sem exageros, cuidando e tratando da pele de forma adequada.

Eu mesmo vivendo com melasma tomo sol sem exageros e consigo manter meu melasma controlado há mais de 10 anos, isso porque faço estratégias de cuidados e tratamento para que a minha pele não se bronzeie mesmo eu me expondo ao sol.

Em próximas postagens irei compartilhar com vocês meus dias de praia e de pele não bronzeada pós sol.

Abraços carinhosos,

Maire Sousa

Farmacêutica, Mestre em Ciências da Saúde, Especialista em Bioquímica, Especialista em Farmácia Estética, Especialista em Farmácia Clinica Direcionada a Prescrição Farmacêutica, trabalha com saúde integrativa e estética e com 19 anos de experiência profissional exclusivamente em consultório farmacêutico.

Caso goste desse conteúdo basta você me acompanhar aqui ou lá no meu Canal – YouTube Maire Sousa e Instagram Maire Sousa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *