QUAL O MELHOR PÓ FACIAL COM FPS PARA QUEM TEM MELASMA?

19 de janeiro de 2023

Nenhum Comentário

Olá, Laluxitas!

Antes de mais nada, desejo um ano de 2023 com muita saúde, amor, paz e  prosperidade e pele saudável para todas!

Para quem está visitando o blog pela primeira vez seja bem-vindo (a)!

Retomo as postagens com foco no compartilhamento de mais conhecimento técnico da minha área de atuação com vocês e a partir deste ano estarei compartilhando assuntos que estão sendo perguntados numa Caixinha de Perguntas – PERGUNTE QUE EU TE RESPONDO que abro lá no meu instagram Maire Sousa.

Nessa semana selecionei 05 perguntas que considerei relevantes para uma melhor compreensão de vocês sobre como cuidar da pele de forma adequada em situações do dia a dia.

1- QUAL O MELHOR PÓ COMPACTO PARA QUEM TEM MELASMA PARA USAR SOBRE O PROTETOR SOLAR?

Numa rotina de cuidados faciais tanto para pessoas que vivem ou não com melasma recomendo o uso de pó compacto com dois objetivos: selar (fixar) as camadas dos produtos  já aplicados e auxiliar no controle da oleosidade da pele.

Acho que quem fez essa pergunta queria saber: qual o melhor pó compacto com Fator de Proteção Solar – FPS para quem tem melasma para usar depois o protetor solar?

Minha resposta será baseada em um estudo científico realizado pelo pesquisador Lucas Portilho que comprova que pó compacto é um tipo de produto com FPS que pode oferecer até 90% a menos da proteção do que consta no rotulo desse produto, então o uso desse referido produto não acho prioridade em uma rotina de cuidados da pele com o intuito de garantir uma fotoproteção adequada, principalmente de pessoas que vivem com melasma.

2 – QUANTO TEMPO O COSMÉTICO DEVE FICAR NA PELE PARA FAZER EFEITO?

Na rotina de cuidados com a pele feita em casa a recomendação seria aplicar o (os) cosmético (os) em camadas  sobre uma pele devidamente higienizada e deixá-lo (os) em um tempo mínimo de 6 a 8 horas para fazer efeito desejado.

3 – O SKIN CARE DEVE SER FEITO ANTES OU DEPOIS DA ACADEMIA?

O termo Skincare é um termo em inglês que significa “cuidados com a pele” e para responder corretamente essa pergunta seria necessário saber qual a condição da pele a ser cuidada.

4- POR QUE NA SUA CONSULTA VOCÊ INCLUI O ACOMPANHAMENTO EM PACIENTE DE MELASMA?

Na minha vivência profissional e também de paciente que vive com melasma controlado há vários anos considero essencial que o paciente quando inicia seu tratamento de melasma tenha um acompanhamento profissional de no mínimo 30 dias para ele aprender a lidar com situações do dia dia relacionadas ao seu melasma e dessa forma consiga manter seu melasma controlado ao longo dos anos com ou sem acompanhamento profissional.

5- POR QUE VOCÊ TROCA O TRATAMENTO DE SUAS PACIENTES DE MELASMA A CADA 90 DIAS ?

Porque a célula que produz a melanina (pigmento escuro que mancha a pele) tende com o passar do tempo se adaptar (acostumar-se) com os produtos em uso, podendo diminuir ou anular o efeito esperado.

Espero que esse post tenha sido uma leitura proveitosa e caso você tenha perguntas a me fazer pode fazê-las aqui ou  lá no meu instagram.

Um abraço carinhoso,

Maire Sousa

Farmacêutica, Mestre em Ciências da Saúde, Especialista em Bioquímica, Especialista em Farmácia Estética, Especialista em Farmácia Clinica Direcionada a Prescrição Farmacêutica, trabalha com saúde integrativa e estética e com 19 anos de experiência profissional exclusivamente em consultório farmacêutico.

Caso goste desse conteúdo basta você me acompanhar aqui ou lá no meu Canal –  YouTube Maire Sousa e Instagram Maire Sousa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *