PROTETOR SOLAR FACIAL EM BASTÃO É EFICAZ PARA PROTEGER A PELE?

15 de novembro de 2022

Nenhum Comentário

Olá, laluxitas!

O uso protetor solar de forma adequada tornou-se um produto essencial para quem quer ter e manter uma pele saudável ao longo dos anos.

Atualmente temos a vantagem de ter acesso a diferentes formas cosméticas de protetores como: loção, creme,  pó compacto, mousse, fluido, spray, stick (bastão.

Neste post irei compartilhar com vocês dados sobre um estudo científico publicado em 2019 pelo pesquisador Lucas Portilho no Jornal Científico BJD- Bristsh Journal of Dermatology sobre – The real protection of facial sunscreens (A verdadeira proteção dos protetores solares faciais).

Bastão Multifuncional Solar Com Cor FPS 95 – Ollie

Nesse estudo comprovou-se que dependendo da cosmética do protetor solar em uso pode-se ter diferenças na eficácia do Fator de Proteção Solar – FPS e portanto que alguns  protetores dependendo da sua cosmética podem não proteger a pele de forma tão eficiente.

Também segundo esse estudo quando pessoas aplicam o protetor solar na forma de bastão, elas tendem aplicar somente 0,70 miligramas por centímetro quadrado do rosto e assim garantir apenas um fator de proteção metade da fotoproteção descrita na embalagem.

Com esses resultados concluiu-se que na pratica quando aplicamos um protetor solar em bastão iremos possivelmente aplicar uma quantidade bem menor do que deveríamos aplicar, então sugere-se que ao usar o protetor solar em bastão sempre dividir o fator de proteção descrito na embalagem por 2, ou seja, esse tipo de protetor dependendo da quantidade aplicada pode proteger a pele somente com metade do FPS descrito na embalagem.

Bastão Multifuncional Solar Com Cor FPS 95 – Ollie

Considerando esses resultados minha orientação para que têm preferência por esse tipo de protetor em bastão seria preferencialmente utiliza-lo com FSP acima de 50, que tenha cor  e  também que seja utilizado em associação com outros protetores sem cor a fim de garantir uma fotoproteção adequada.

Para minhas pacientes que têm melasma e tem preferência pelo protetor solar em bastão indico as seguintes formas de uso:

Ambientes fechados – pacientes que tem melasma

Depois da limpeza facial aplicar o (os) produto (os) de tratamento em uso, deixar secar e em seguida aplicar uma única camada generosa do Ollie com os dedos  e espalhando-o no rosto todo.

Ambientes de exposição solar – pacientes que tem melasma

Depois da limpeza facial aplicar o (os) produto (os) de tratamento em uso, deixar secar e em seguida aplicar (depositando) 03 camadas generosas do protetor solar sem cor no rosto todo, deixar secar e em seguida aplicar uma a duas camadas generosas do bastão com os dedos ou com uma esponja, espalhando-o no rosto todo.

Como eu tenho melasma controlado no meu dia a dia em ambientes de exposição solar  uso o protetor em bastão sempre depois das 03 camadas generosas do protetor solar sem cor.

E para finalizar gostaria de compartilhar minha opinião sobre o que achei desse bastão da Ollie – ele tem uma textura aveludada que se adapta bem a pele e mesmo associado a outros tipos de protetores sem cor, ele deixa pele com um acabamento natural pós aplicação imediata e também com o passar das horas. Caso você tenha preferência por uma pele com acabamento matte seria interessante selar a pele com pó.

Este produto foi comprado pela autora do post.

Um abraço carinhoso,

Maire Sousa

Farmacêutica, Mestre em Ciências da Saúde, Especialista em Bioquímica, Especialista em Farmácia Estética, Especialista em Farmácia Clinica Direcionada a Prescrição Farmacêutica, trabalha com saúde integrativa e estética e com 19 anos de experiência profissional exclusivamente em consultório farmacêutico.

Caso goste desse conteúdo basta você me acompanhar aqui ou lá no meu Canal –   YouTube Maire Sousa e Instagram Maire Sousa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *