ANTIOXIDANTES ORAIS NO TRATAMENTO DO MELASMA – PERGUNTAS DAS LALUXAS (OS)

22 de novembro de 2020

16 Comentários

Olá, Laluxitas!

Quando abro um caixa de perguntas lá no meu Instagram  Maire Sousa um dos assuntos mais perguntados é sobre o uso de antioxidantes orais no tratamento do melasma.

Atualmente por meio de estudos científicos sabemos que os antioxidantes orais inibem a ação nociva dos radicais livres que causam o envelhecimento, pioram o melasma e podem até causar câncer de pele.

Para quem ainda não sabe os radicais livres são formados o tempo todo no nosso organismo por meio de fatores como: estresse, falta de sono, má alimentação, uso exagerado de bebidas alcoólicas, poluição, doenças inflamatórias (o próprio melasma é uma doença inflamatória), cigarro, sol em excesso sem fotoproteção, calor e exposição à luz azul/visível.

E umas das perguntas mais repetidas lá no meu Instagram é sobre o uso do Pycnogenol no tratamento do melasma.

Pycnogenol

1- O Flebon é eficaz para para o tratamento do melasma? 

O Flebon (Pinus Pinaster – Pycnogenol) é um poderoso antioxidante e esta propriedade auxilia na proteção da pele contra os radicais livres e consequentemente auxilia sim no controle do melasma, principalmente  quando associado a outros antioxidantes orais.

2- Picnogenol é um protetor oral para pele?

Pycnogenol é rico em substâncias com ativos antioxidantes e anti-inflamatórios que complementam a ação do protetor solar solar tradicional de uso tópico.

3 – Para que serve o Pycnogenol?

O Pycnogenol pode melhorar o aspecto da pele, aumentar sua hidratação e elasticidade, reduzir rugas e linhas de expressão, além de clarear a pele e auxiliar no controle do melasma, principalmente quando associados a outros ativos com diferentes mecanismos de ação.

4 – Qual a dose certa para ser utilizada no tratamento do melasma?

A dose recomendada deve ser calculada de acordo com o objetivo do tratamento.

5 – O Pycnogenol é o melhor antioxidante para o melasma?

O melhor antioxidante não temos e sim uma associação deles para uma melhor ação antioxidante, ou seja, no tratamento do melasma é recomendável o uso de uma combinação de ativos numa mesma formulação prescrita de forma individualizada.

7 – Flebon trata varizes?

Segundo bula, o Flebon® é indicado no tratamento da fragilidade dos vasos e do inchaço (edema) de membros inferiores, na prevenção das complicações causadas por problemas circulatórios venosos e na prevenção da síndrome do viajante (a imobilidade a que se vê forçado o passageiro e que o predispõe à trombose).

E vocês também tomam Pycnogenol para auxiliar no controle do melasma e qual dose costumam tomar?

Um abraço carinhoso,

Maire Sousa

Farmacêutica, Mestre em Ciências da Saúde, Especialista em Bioquímica, Especialista em Farmácia Estética, Especialista em Farmácia Clinica Direcionada a Prescrição Farmacêutica, trabalha com saúde integrativa e estética e com 19 anos de experiência profissional exclusivamente em consultório farmacêutico.

Caso goste desse conteúdo basta você me acompanhar aqui ou lá no meu Canal – YouTube Maire Sousa  e Instagram – Maire Sousa.

 

 

16 Comentários em “ANTIOXIDANTES ORAIS NO TRATAMENTO DO MELASMA – PERGUNTAS DAS LALUXAS (OS)

Mariana
23 de novembro de 2020 em 08:20

Adorei os esclarecimentos!!

Responder
Maire Sousa
23 de novembro de 2020 em 08:34

Oi, querida!

Antioxidantes quando bem indicados são bastante benéficos para nossa pele, para nossa saúde e para o nosso bolso.

Obrigada pela visita!

Beijos.

Responder
Milton Sousa
4 de dezembro de 2020 em 16:51

Mamãe, parabéns pelo seu Blog Laluxo!!!!

Responder
Maire Sousa
7 de dezembro de 2020 em 13:10

Oi, meu amor!
Mamãe ficou muto feliz com sua visita!
Beijos!

Responder
Maria Diomar Balbino de Souza
21 de outubro de 2021 em 23:18

Ele é eficaz para o melasma?

Responder
Maire Sousa
26 de outubro de 2021 em 10:01

Olá, Diomar!
Sim, principalmente se for associado (combinado) a outros ativos com outros mecanismos de ação.
Obrigada pela visita!

Responder
Renata
3 de fevereiro de 2022 em 21:54

A dermatologista me receitou só 1 comprimido do Flebon por dia, será que é suficiente?
Eu tomei picnogenol manipulado 75 mg dois por dia, só que me deu dor de cabeça, aí parei de tomar, agora comecei á tomar o Flebon hoje.Espero que eu não tenha nenhum efeito colateral.

Responder
Maire Sousa
16 de fevereiro de 2022 em 16:35

Olá, Renata!

Picnogenol = Flebon

A dose recomendada do Picnogenol isolado difere (diferente) da dose do Picnogenol associado a outros ativos.

Picnogenol 50mg/dia para tratamento melasma é considerado uma subdose, ou seja dose insuficiente para fazer o efeito esperado.

Preferencialmente indico combinação de antioxidantes para minhas pacientes de melasma. Converse com sua dermatologista sobre a opção de uma outra formulação combinada com outros antioxidantes sem o Picnogenol.

Obrigada pela visita!

Responder
Boa noite DETTORESA
10 de dezembro de 2023 em 19:12

Boa noite Achei muito importante estas.esplicaçoes estou interessata ha saber mais e gostaria de usar o prodotto como fasço p comprar obrigada

Responder
Maire Sousa
11 de dezembro de 2023 em 16:28

Boa Noite,
Esses produtos podem ser encontrados em Farmácia de Manipulação aqui no Brasil.

Responder
Lilian D'Eleutério
20 de outubro de 2023 em 11:31

Amei o post… Gostaria de usar uma marca boa para fazer o teste. Ate hj uso somente manipulado, as vezes duvido da eficácia

Responder
Maire Sousa
20 de outubro de 2023 em 19:23

Olá, Laluxita!
Obrigada pela visita!
Fico feliz de você ter gostado muito desse post!

Particularmente tenho preferência pelos produtos manipulados principalmente pela possibilidade de elaboramos um tratamento personalizado, incluindo ingredientes e concentrações que o paciente precisa para ter sucesso no tratamento.
Atendendo pacientes de todo Brasil tenho tido a oportunidade de conhecer inúmeras estratégias de tratamento indicadas por meio de produtos manipulados e tenho observado o quanto os profissionais estão DESATENTOS as reais necessidades dos seus pacientes, ou seja, pode ser que você esteja em uso de um produto manipulado com ingredientes e dosagens inadequadas para suas necessidades.

Além da prescrição adequada, o paciente tem que buscar adquirir esse produto em Farmácias de Manipulação da sua confiança.

Enfim, a indicação de apenas um produto pronto não teria essa eficácia nos resultados que você espera, pois os produtos prontos são fabricados para atender uma demanda geral e não uma demanda individualizada.
Minha recomendação seria você pedir ao profissional que já te acompanha montar uma estratégia de tratamento incluindo 02 a 03 produtos prontos para você conseguir ter uma eficácia significativa na queixa (as) que você está tratando.

Se possível compartilhe conosco suas formulações.
Beijos,
Maire Sousa

Responder
Lucia
5 de dezembro de 2023 em 12:46

Oi querida tudo bem? Eu comprei o flebon tô consumindo de manhã após o café e outro comprimido depois do almoço é suficiente para melasmaa? Não gosto muito de manipular em farmácias. Qual seria outro para associar junto para tomar junto com flebon? Obrigada

Responder
Maire Sousa
11 de dezembro de 2023 em 16:16

Oi, querida Lucia!

No Brasil temos a vantagem de termos acesso a produtos manipulados, então aproveite e busque uma farmácia de manipulação da sua confiança para ter acesso a uma combinação de ativos na dose recomendada.

De produto pronto para associar ao Flebon poderia ser o Polypodium Leucotomos (Laboratório Melora e Farmoquímica).

Uma CORREÇÃO sobre o uso do Flebon 50mg – tome 01 comprimido de 12x 12h longe de bebidas ricas em cafeína.

Abraços,

Responder
FERREIRA
10 de dezembro de 2023 em 19:14

Boa noite Achei muito importante estas.esplicaçoes estou interessata ha saber mais e gostaria de usar o prodotto como fasço p comprar obrigada

Responder
Maire Sousa
11 de dezembro de 2023 em 16:24

Olá, Ferreira!
Tais produtos são vendidos em Farmácias de Manipulação no Brasil.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *