Aproveitando o Verão e Mantendo o Melasma Controlado!

9 de janeiro de 2018

6 Comentários

Oi Laluxinhas!

Por conta da minha agenda dedicada ao meu filhote (que encontra-se de férias escolares) somente hoje tive condições de compartilhar com vocês minha experiência de como aproveitar o verão maravilhoso de Maceió e manter no controle meu companheiro de muitos anos (“Melasma”), ou seja sem nenhuma piora ou aparecimento de novas manchas escuras na minha pele do rosto.

Eu costumo me expor ao sol frequentemente por conta que eu ando muito a pé no meu dia a dia, no entanto fazia alguns anos que nem se quer eu tomava banho de mar ou mergulhava numa piscina e tal situação era motivo de uma reclamação constante do meu filho Miltinho (08 anos) que ama piscina /mar. Ele comentava que um dos desejos da Vida dele seria eu tomar banho de piscina com ele e no dia 21 de novembro foi o aniversário dele e a comemoração foi num local cheio de muitas piscinas, então eu me preparei com uma super proteção solar e resolvi realizar o desejo dele e passamos a tarde (a partir das 16:00h) tomando muito banho de piscina juntos e foi maravilhoso.

Depois desse dia na piscina eu percebi que estava priorizando somente os cuidados com a minha pele facial e estava esquecendo de cuidar e de gostar do meu corpo, uma vez que a não exposição do meu corpo ao sol me tornou uma pessoa com uma mais ganho de peso e com uma cor de pele branca amarelada (sensação daquela roupa esquecida – amarelada e com mofo). Então foi a partir daí, que tomei a decisão que eu deveria cuidar tanto do meu rosto como do corpo para me sentir bem comigo mesma.

Enfim, depois que retornei a frequentar a praia/piscina perdi alguns kilos (estou retornando ao meu antigo peso) e estou motivada para me cuidar ainda mais e também estou vivendo mais feliz.

Vamos então conhecer minha rotina de cuidados pré exposição solar quando eu frequento a praia/piscina!

Lembrando que atualmente não estou fazendo uso de antioxidantes orais (foto proteção oral) e quem quiser ler mais sobre o assunto mostrei nesse poster aqui Benefícios dos Antioxidantes Orais no Tratamento de Melasma.  E porque eu parei de tomar? Não estou tomando porque estou tendo uma alimentação rica em antioxidantes e também porque estou numa fase de evitar certos gastos financeiros, uma vez que os antioxidantes orais são caros.

  1.  O sol de Maceió é quentíssimo, então se eu for a praia pela manhã para caminhar no calçadão o meu horário de chegada é de 06:30 h e permaneço no máximo até as 07:30 h e se eu for a tarde para praia/piscina chego às 16:oo horas para tomar banho de mar e fico até anoitecer
  2. Aplico no mínimo 03 camadas generosas de protetor solar com FPS 50 ++++ (atualmente no meu rosto tenho usado somente protetores asiáticos) na pele devidamente limpa, no corpo uso protetor solar nacional baratinho
  3. Depois de alguns minutos pós aplicação do protetor solar aplico corretivo (com FPS 20) numa tonalidade mais escura nas áreas que onde surgiram as manchas de melasma e finalizo com a aplicação de uma base (Cushion) ou pó facial com FPS 50, resumindo independente de praia ou piscina, caso eu tenha que me expor ao sol minha pele tem que está protegida do sol com protetor solar  e maquiagem
  4. Sempre levo protetor solar na necessaire, caso eu ache necessário reaplicá-lo
  5. Estou usando chapéu grandão (ganhei do meu amigo secreto)
  6. Uso obrigatoriamente óculos de sol
  7. Mesmo chegando na praia/piscina nesses horários citados acima ainda encontro sol, aí eu sempre procuro ficar num lugar contrário ao sol

PS: Com esses cuidados faciais diários, graças a DEUS o meu melasma encontra-se totalmente controlado. 

Aproveitando o tema lembrei de compartilhar com vocês um protetor solar que eu uso e gosto muito, praticamente ele já é um produto finalizado (quase não tem mais produto na sua embalagem) .

NIVEA SUN PROTECT PLUS UV MILK ESSENCE – 50 g

As informações dele segundo o fabricante são as seguintes:

  • Indicação facial e corporal
  • Uso diário para todo tipo de pele
  • Textura leve e refrescante
  • Altíssima proteção
  • Livre de fragrância e corantes
  • Resistente a água, suor e oleosidade
  • Contém ácido hialurônico, extratos de plantas que hidrata e mantém a umidade natural da pele ao longo do dia
  • Pode ser usado como primer
  • Não deixa a pele branca
  • Pode ser retirado com qualquer sabonete facial

Agentes Protetores: Ethylhexyl Methoxycinnamate, Zinc Oxide (óxido de zinco),Tinosorb-S Bis-(Ethylhexyloxyphenol Methoxyphenyl Triazine), Uvinul-A Plus (Diethylamino Hydroxybenzoyl Hexyl Benzoate), Uvinul T 150 (Ethylhexyl Triazone).

Esse protetor além de proteger bem a a pele, tem uma a absorção muita rápida, espalha bem (a sensação é de espalhar uma loção hidratante levinha), deixa a pele hidratada sem pegajosidade e brilho, ou seja a pele não fica matificada e sim com um frescor de uma leve hidratação, não esfarela, não deixa nenhum resíduo branco na pele e não causa nenhuma irritação na pele e na região dos olhos.

Esse meu protetor comprei  aqui no site Japão na Sua Casa, no entanto tem outros sites seguros que vocês podem comprá-lo.

Alguém de vocês já testou? Compartilhe conosco o que achou!

Beijinhos!

6 Comentários em “Aproveitando o Verão e Mantendo o Melasma Controlado!

Luana Gonçalves
3 de setembro de 2018 em 19:00

Olá amada, gostaria de saber se vc já fez algum tratamento a laser para melasma? Tenho melasma nas bochechas, já usei de tudo, mais sempre volta. Estou tomando a um tempo já o composto pra melasma q é manipulado e indicado pela minha dermatologista, mais a mancha persiste em ficar.

Responder
Maire Sousa
5 de setembro de 2018 em 22:54

Lu, gostei do amada! Vc é muito gentil!Praticamente eu fiz quase todos os tratamentos dermatológicos para tratar melasma. Se possível compartilhe sua rotina de cuidados (fotoproteção da pele, fotoproteção oral,procedimentos dermatológicos e tratamento com dermocosméticos) que vc já fez e usou para eu conseguir entender sua história com o melasma. Lembrando que o melasma quando surge em nossa pele quer ficar para sempre e ele pode ficar, porém tem que permanecer quietinho (controlado). Ele é difícil de ser controlado, porém é possível sim controlá-lo! Continue cuidando da sua pele que certamente os resultados esperados serão alcançados! Que bom que você está sendo acompanhada por uma dermatologista! Beijos, Maire.

Responder
Aline Souza
30 de novembro de 2018 em 18:41

Meire, podia fazer vídeos para ajudar a quem tem Melasma…

Responder
Maire Sousa
9 de dezembro de 2018 em 13:33

Oi, laluxinha Aline!
Costumo postar vídeos no meu stories @mairesousa, porém futuramente planejo fazer vídeos no youtube!
Beijos, Maire.

Responder
Luz
24 de agosto de 2019 em 15:51

Boa tarde!!!
Parabéns pelos seus textos.
Eu tenho melasma há 20 anos, começou a aparecer quando eu tinha 14 anos.
Mudou a minha vida, passei a usar protetor solar diariamente, se aplicando sempre, não me exponho ao sol. Uso várias camadas de protetor, com e sem cor e depois ainda maquiagem.
Dessa forma consegui manter as manchas clarinhas, nem se notava, mas fui fazer Luz pulsada no rosto para vasinhos que tenho na face, a dermato jurando que não iria manchar a pele, nem escurecer, mas acabou que minha pele queimou ficou com casquinhas e as manchas de melasma muiiiiiiito escuras e apareceram mais, em lugares do rosto que não tinha.
Agora estou com receio de usar algo, com medo de ir em dermatologistas e minha pele acabar de vez, co receio de usar ácido.
Com a Luz pulsada a mancha pode ter ficado mais profunda tb, não sei.
Vc já ouviu falar do clareador anna pegova, querida? Eu amo a marca, uso a vitamina c e amo.
Tô pensando em usar esse clareador.
Atualmente, só hidrato, como flebon duas vezes por dia e protejo muito do sol. Mas não tá adiantando, as manchas não diminuem.
Me ajude, tb creio que tudo vem p contribuir p bem de quem crer em Deus.
Quero cuidar ainda mais da pele e ter uma vida mais digna, pq por toda a vida eu corri do sol, isso é muito limitante.
Desde já te agradeço.
Deus continue te abençoando.

Responder
Maire Sousa
2 de setembro de 2019 em 17:01

Oi, querida!

Pelo seu relato temos histórias semelhantes, então tenho certeza que você colocará novamente seu melasma para dormir (ficar controlado).

Quanto a indicação da Luz Pulsada para tratar Telangiectasias (vasos finininhos na pele) foi bem arriscada, pois tal procedimento pode gerar pigmentação ou piora da pigmentação já existente.

Acho que você não deve ter receio de procurar orientação com o profissional dermatologista e seria recomendável que você retornasse para essa mesma profissional que indicou a Luz Pulsada para ela resolver o seu problema. Converse com ela para indicar uma formulação manipulada combinando ativos com concentrações adequadas que atuem em várias fases da produção de melanina. Além dessa formulação tópica, também discutam a opção de você fazer uso de uma formulação oral com associação de potentes antioxidantes.

Em relação ao Sérum Clareador Pegowhite Anna Pegova recomendaria o uso dele na manutenção do clareamento.

PS1: nas formulações manipuladas o seu prescritor pode sugerir formas de ativos que não irritem sua pele e consequentemente não piore seu melasma(Exs: Thalasferas de Vitamina C e UTMF Retinol).
PS2: Procure tratar seu melasma o mais rápido possível, uma vez que é mais fácil controlá-lo quando tratamos ele imediadamente após a ativação da produção de melanina.

Enfim, tenho certeza que seu melasma voltará a dormir e espero que fique ele em coma profundo.

Qualquer necessidade retorne ao nosso espaço laluxo.

Beijos.

Maire

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *