Benefícios dos Antioxidantes Orais no Tratamento de Melasma

6 de julho de 2017

48 Comentários

Laluxas!

Vocês sabiam que a proteção solar tradicional da nossa pele pode ser melhorada com o uso de antioxidantes orais a fim de evitar que as manchas escuras (melasma) aumentem ou escureçam ?

O protetor solar que aplicamos diariamente funciona como uma barreira de proteção para nossa pele, porém ele sozinho não é capaz de bloquear toda a radiação que penetra em nossa pele, sendo necessário de acordo com avaliação de um médico dermatologista a necessidade de complementar essa referida proteção com o uso de antioxidantes orais.

Antioxidantes orais são substâncias (enzimas, vitaminas, minerais e outras) que atuam na prevenção e/ ou redução dos danos oxidativos (rugas, flacidez e manchas) causados pelos radicais livres.

No ano de 2013 comecei a usar diariamente antioxidantes orais sempre associado ao protetor solar tradicional e somente neste ano resolvi interromper o uso deles porque estamos num período de menos sol e calor aqui em Maceió e também por conta que meu melasma está controlado.

Então vamos conhecer os antioxidantes orais que já usei ao longo do meu tratamento de melasma!

Esses antioxidantes citados abaixo eu tomei diariamente há alguns anos atrás, portanto não tenho mais as embalagens deles.

  • Heliocare Solar – Previne  a vermelhidão, a intolerância ao sol e o fotoenvelhecimento antes das primeiras exposições.  Tem uma formulação enriquecida de antioxidantes naturais (Polypodium Leucotomos, Chá verde e Betacaroteno).
  • Oenobiol Solaire  Prepara a pele para exposição solar, tem na sua composição Betacaroteno, Licopeno e Óleo de Borragem.
  • Luteína – É um carotenóide (pigmento encontrado em diversas frutas e legumes coloridos) proporciona um efeito fotoprotetor contra a radiação solar e artificial.
  • Oli-Ola – é um extrato 100% natural da oliva com alta concentração de compostos fenólicos que promove efeito peeling natural, clareando a pele.

Esses antioxidantes orais da imagem abaixo são os que estava fazendo uso.

Antioxidantes Orais

Nutriox – É associação do Licopeno com as vitaminas A, E e C e os minerais  Zinco, Selênio e Manganês. Tem ação fotoprotetora que preserva a pele dos estragos causados pela exposição solar.

Nutriox

Resveratrol – É um composto fenólico com importante atividade antioxidante encontrado em cascas e sementes de uvas escuras, amendoim, algumas frutas vermelhas e pistaches. Atua na proteção da pele contra os danos solares (fotoenvelhecimento e hiperpigmentação).

Resveratrol

Astaxantina – É um carotenóide (pigmento encontrado nas algas encontradas no arquipélago de Estocolmo ),  sendo também responsável pela cor de alguns animais do mar, como o salmão. A Astaxantina tem uma alta atividade de eliminação de radicais livres, protegendo a pele dos danos oxidativos.

Astaxantina

Pycnogenol

É um extrato vegetal derivado da casca de pinheiro de uma árvore conhecida como Pinus pinaster que age protegendo a pele com ação antioxidante, clareando a pele por meio do bloqueio dos raios solares.

Pycnogenol

Enfim, vocês podem avaliar se o uso diariamente de protetor solar associado a antioxidantes orais tem eficácia  ou não na melhoria da pele observando minha foto abaixo.

Os antioxidantes orais no geral começam a apresentar resultados somente a partir de 3 meses de uso contínuo, não sendo necessário apresentação de receita médica  para serem comprados, porém na minha opinião de paciente e também de farmacêutica, recomendo que quaisquer um deles devem ser prescritos pelo médico dermatologista, uma vez que é necessário avaliar as necessidades individuais de cada paciente.

Onde comprar antioxidante orais: Vocês podem encontrá-los em farmácias e em vários sites confiáveis. Eles também podem ser manipulados, seguindo as indicações do seu dermatologista.

48 Comentários em “Benefícios dos Antioxidantes Orais no Tratamento de Melasma

[…] orais (foto proteção oral) e quem quiser ler mais sobre o assunto mostrei nesse poster aqui Benefícios dos Antioxidantes Orais no Tratamento de Melasma.  E porque eu parei de tomar? Não estou tomando porque estou tendo uma alimentação rica em […]

Responder
Gisele
10 de setembro de 2019 em 20:53

Olá Maire, muito obrigada pelas suas dicas me ajudaram muito.
Voce já ouviu falar em tratamento de melasma utilizando o acido tranexâmico via oral?
Eu estou utilizando a 1 mes o via oral de 250mg , tomo 1 capsula por dia.
tambem no mesmo periodo iniciei o uso do Helioral tomo de 3 a 4 comprimidos por dia.
Sinto que esta clareando bem minha pele e esta tambem menos sensivel.
Se voce já fez uso do tranexâmico via oral me conte sua experiencia ou se tem conhecimento deste tratamento. obrigada

Responder
Maire Sousa
12 de setembro de 2019 em 17:24

Oi, Gi! Obrigada por visitar o Blog!

Conheço sim, porém ainda não usei.

Esse tratamento foi prescrito pelo seu Dermatologista? Espero que sim!

Nos sabemos que O Ácido Tranexâmico é um medicamento que tem como indicação principal tratar hemorragias, ou seja pode causar formação de trombos, que são coágulos que podem obstruir a circulação do sangue.
Em relação a ação dele no clareamento do melasma, os estudos científicos confirmam que ele tem sim eficácia no controle de melasma, desde que o melasma esteja sendo estimulado por um processo inflamatório provocado por uma proteína chamada plasmina.

Verifique com sua dermatologista essa concentração de 250mg, uma vez que a dose recomendada é uma dose maior.

Quanto ao antioxidante oral (Polypodium leucotomos)que você faz uso, ele tem sim auxiliado no controle do seu melasma. Converse também com a sua Dermatologista para ela ficar indicando outros antioxidantes e além disso determinar tempo de uso para cada um deles.

Fico muito feliz por você está conseguindo clarear suas manchas!

Enfim, quero destacar que o tratamento do seu melasma com Ácido Tranexâmico tem que ser prescrito obrigatoriamente pela sua Dermatologista e você tem que ser acompanhada por ela durante o período de tratamento.

Beijos.
Maire

Responder
SANDRA MARQUES DOS SANTOS BATISTA
24 de janeiro de 2018 em 09:31

Maire, estou amando ler suas publicações. Estava muito triste depois de uma ida a praia, com muita proteção, só mormaço foi o suficiente pra piorar o melasma. Suas publicações me deixou mais feliz e com muita esperança de controlar esse problema. Muito obrigada por trazer todas essas informações. Me esclarece uma coisa, como vc utilizava esses remédios? Qual surtiu mais desfeito? Por quanto tempo? Usava quantos ao mesmo tempo?
Muito obrigada, um grande abraço

Responder
Maire Sousa
24 de janeiro de 2018 em 16:20

Olá Sandra! E esse protetor solar que vc está aplicando tem sido EFICAZ mesmo? Eu me exponho bastante ao sol, além o calor e mormaço quente do verão daqui de Maceió e nem se quer minha pele fica vermelha. Reforçando que no mínimo devem ser aplicadas 03 camadas de protetor solar com FP5 50 +, depois acrescentar mais barreira – maquiagem com FPS (pó, base, BB cream, corretivo de cor mais escura, principalmente nas áreas onde estão as manchas) e reaplicar o protetor solar quando houver necessidade. Quanto aos antioxidantes tomei praticamente todos disponíveis no mercado e todos foram eficazes no auxilio do controle do meu melasma. Converse com sua dermato e veja a possibilidade dela prescrever uma co-formulação (associação) de antioxidantes para vc de acordo com a sua necessidade. Atualmente não estou tomando mais antioxidantes por conta que meu melasma, graças a DEUS está controladíssimo. E quanto qual tipo de antioxidante escolher, o modo de tomar e o tempo de tratamento com certeza sua dermato irá te orientar. OBS: Sempre detalhe TODA a sua rotina com a sua Dermato para que as intervençõesprescritas realmente funcionem para melhora do seu melasma. Qualquer dúvida estou sempre por aqui! Beijos Laluxos!

Responder
Liznael Souza
20 de fevereiro de 2018 em 17:32

Oi Maire !! Estou usando o flebon . Amo suas dicas!

Responder
Maire Sousa
22 de fevereiro de 2018 em 15:59

Oi Laluxa, tudo bem com vc? Fico muito feliz por você gostar das minha dicas!! Aqui e em outras redes sociais (instagram) estamos sempre aprendendo coisas novas e úteis uma com as outras. O Flebom, foi sua dermatologista que prescreveu? Ficarei no aguarde de sua resposta!! Beijos

Responder
Liznael Souza
20 de fevereiro de 2018 em 17:18

Oi Maire !! Estou usando o flebon . Mas ainda não completou um mês . Estou também lutando para controlar o melasma. Amo suas dicas !

Responder
Maire Sousa
22 de fevereiro de 2018 em 16:03

Laluxinha, lembrando que o Flebon (Nutracêutico) é um coadjuvante no processo de clareamento do melasma. Além do Flebon vc está fazendo uso de clareadores tópicos? E quanto a sua proteção solar vc está conseguindo fazer direitinho? Beijos

Responder
MARIA DO SOCORRO JOSE DOS SANTOS
22 de março de 2018 em 13:10

Gostei da sua dica e um programa essas mancinhas que da rosto

Responder
Maire Sousa
22 de março de 2018 em 14:18

Oi Laluxa Maria, que bom que vc gostou!!! Bjs

Responder
Marilze
3 de junho de 2018 em 22:21

Oi Maire
Estou tomando vitamina c 125 vitamina e 200ui picnogenol 50 MG polypodium lrocotomos 250 mg resveratrol 50 mg coezima q 10
2 vezes ao dia
Protetor solar sempre com base
De manhã ácido mandelico depois hidratante e protetor solar com base e pó com Uvb a noite ácido vitanol a mas antes passo o hidratante estou no meu primeiro mês! É uso chapéu uvb também o melasma é abaixo dos olhos é pequena mas incomoda fora as sardas que é genética! Estamos tratanto volto daqui 3 meses na Dermato! Oque vc acha pode me dar uma opinião? Bjossss

Responder
Maire Sousa
4 de junho de 2018 em 14:36

Oi querida! Você está de PARABÉNS pelos cuidados com a sua pele! No meu caso, o que me incomoda também são manchinhas (controladas) abaixo dos olhos. Quanto as suas sardinhas, confesso que acho um charme, rss sempre quis ter sardinhas. A única sugestão seria você substituir esse protetor solar com base pela versão sem base e depois dele você aplicaria uma base da sua escolha, dessa forma sua pele ficará com uma aparência bem natural e super bonita. Quanto aos cuidados com o meu melasma abaixo dos olhos eu também uso um creme clareador noturno (niacinamida) e durante o dia sempre uso protetor solar com FPS 50+, Base com FPS 20, Corretivo com FPS 20 + Pó finalizador e Pó iluminador(Mia Make). PS: por opção minha, durante o dia eu cuido da minha pele apenas com protetor solar e maquiagem e a noite eu faço os tratamentos (clareamento e hidratação). Obrigada por compartilhar sua rotina comigo e as demais laluxas! Beijos

Responder
Rosangela
27 de junho de 2018 em 19:25

Gostei muito de suas dicas. Tenho melasmas o dermatologista falou que são na epiderme, profundas estou tomando uma fórmula de 100 comprimidos Exsynutriment uma cápsula ao dia, mais clareador diurno, protetor 50, base protetora é uma outra base mais escura., Está melhor a pele mas não 90%. É o retorno ao dermatologia é muito caro.Será se posso tentar um destes antioxidantes assim que terminar este tratamento. Bjss. Aguardo sua resposta.

Responder
Maire Sousa
2 de julho de 2018 em 14:48

Oi Rosângela, tudo bem?
Fico feliz por você pelo clareamento do seu melasma (quase 90%), podemos considerar um excelente resultado. O ideal mesmo é você continuar sendo acompanhada pelo profissional dermatologista, se for o caso você pode até consultar outro profissional com preço de consulta mais acessível, isso porque esse profissional irá avaliar entre esses antioxidantes e outros qual será o mais eficiente para tratar seu tipo de mancha e também irá definir uma posologia individualizada para sua necessidade. Minhas Dicas para você melhorar ainda mais sua pele, além do clareamento são: limpeza adequada, proteção solar adequada- blindar a pele (03 camadas de protetor solar + produtos de maquiagem) e hidratação. Parabéns pela sua disciplina da sua rotina de cuidados faciais! Beijos.

Responder
Flávia Lins
14 de julho de 2018 em 16:50

Olá, Maire.
Amei o seu blog. Estava muito triste com os melasmas em meu rosto, mas agora resolvi reagir e procurei uma esteticista vou começar a fazer pellings, também vou procurar um dermatologista para saber o tratamento mais adequado. Minha rotina de beleza diária é de limpeza, protetor solar e uso também vitamina C e o hidratante multiprotetor da Make B.
O que você quer dizer com blindar a pele? Usar três camadas do protetor solar uma em cima da outra?

Responder
Maire Sousa
16 de julho de 2018 em 09:13

Olá, Flávia!
Fico MUITO FELIZ por você ter gostado do Blog Laluxo!

Querida, se você quer controlar seu melasma ESQUEÇA peeling!!Na minha jornada para controlar meu melasma, infelizmente fiz vários tipos de peeligs e isso PIOROU em muitooo minha manchas (ESCURECEU MAIS). Recomendo você dar prioridade a um acompanhamento de um dermatologista para que você tenha acesso a tratamentos adequados e eficazes no controle do seu melasma.
Quanto a blindagem da pele seria você aplicar 03 camadas de protetor solar com FPS 50+ + maquiagem (base ou bbcream + corretivo em cima da manchas e pó facial).
Obs1: Se possível faça dupla limpeza à noite (óleo demaquilante + sabonete próprio para o rosto (facial) e pela manhã use apenas o sabonete facial.
Obs2: De preferência use os produtos clareadores somente à noite e também comece a hidratar o rosto com um produto a base de acido hialurônico.

Enfim, caso precise de mim estou sempre por aqui!Ah, depois compartilhe conosco se tratamento dermatológico!
Beijos.

Responder
Vivian
11 de agosto de 2018 em 10:06

Olá Meire bom dia. Estou aprendendo demais com vcs. E sou muito grata por todos as dicas. Só gostaria de tira uma dúvida contigo. Estou aplicando o protetor em três camadas todos os dias e no dia que trabalho passo corretivo e base pra cobrir tb as manchas. Gostaria de saber se em casa tb tenho que camuflar as manchas com maquiagem pq ainda estão bem visíveis.

Responder
Maire Sousa
14 de agosto de 2018 em 09:50

Bom Dia, Vivian!
Fico FELIZ em saber que estou compartilhando dicas que estão te ajudando! Quanto a sua pergunta depende da sua rotina em casa. Ex: Se você fica em casa e fica muito tempo em frente ao computador, ou então fica próximo a lugar quente (fogão) eu recomendo você usar um protetor solar FPS 30 + corretivo cor cor. Caso você fique de boa em casa tipo relaxando, então eu sugiro você aplicar somente o protetor solar FPS 30.
Você está fazendo uso de antioxidantes orais? Caso não, então converse com a sua dermatologista,pois eles ajudam sim no controle do melasma.

Beijos!

Responder
Luana Gonçalves
3 de setembro de 2018 em 20:03

Olá Maire! Amo suas dicas, já fiz vários tratamentos para melasma, mais ele persiste em ficar! Qual tratamento vc fez? Vc fez algum tipo de laser?

Responder
Maire Sousa
5 de setembro de 2018 em 22:41

Olá,Lu! Fico muito feliz por compartilha algo que seja bom para vc! Antes de te responder sobre os tratamentos que eu já fiz, eu gostaria de saber quais foram os tratamentos que você já fez? Estou no aguarde de sua resposta para eu te responder, ok? Beijos, Maire.

Responder
Meiry
17 de setembro de 2018 em 16:47

Oi. Eu estou com uma mancha horrivel no buço que passou pra outra camada e nao consigo cobrir com maquiagem. Comprei astaxantina pra usar porque preciso tratar de dentro pra fora . O que voc me indica em relaçao ao que voce fez no seu tratamento de melasma ?

Responder
Maire Sousa
24 de setembro de 2018 em 00:01

Oi, querida! Tudo bem com você? Nós sabemos que Melasma é uma doença crônica e em alguns casos difícil de ser controlada, então sugiro de imediato você procurar um profissional dermatologista para AVALIAR clinicamente sua mancha e INDICAR a melhor opção de tratamento que podem ser o uso dermocosméticos, associação de antioxidantes orais e/ ou realização de procedimentos dermatológicos. O uso de antioxidantes orais dependendo da dose (Ex: Astaxantina auxiliam sim no controle do melasma). Se esforce para proteger corretamente (uso de no mínimo 03 camadas de protetor solar c/ FPS no mínimo 50 + maquiagem) o seu rosto no no seu dia a dia, tal cuidado irá também auxilar no controle da sua mancha. Estou sempre por aqui, se precisar de algo me escreva e fique tranquila que dará tudo certo! Beijinhos, Maire

Responder
Paty
18 de setembro de 2018 em 23:17

Oi, Maire! Vi que você recomenda passar três camadas de protetor solar. Qual você usa? Eu uso o da Minesol Oil Control, mas acho que, se fizer três camadas com ele, vou ficar muito fantasminha!

Responder
Maire Sousa
24 de setembro de 2018 em 00:18

Oi, Paty 🙂 Sobre o uso de três com Protetor Solar Minesol Oil Control concordo com você, porém a cara de fantasminha poderá ser corrigida com uma camada a mais de algum produto de maquiagem com cor que você curta usar (exs: base, bb cream, cc cream, pó facial) Essa camada a mais de maquiagem reforçará a proteção da sua pele com também deixará a sua pele com um acabamento bonito. Sugiro você sempre usar protetor solar associado à maquiagem. Quanto aos meus protetores solares eu tenho preferência pelos protetores asiáticos (sempre compartilho as minhas escolas aqui no blog ou no meu ig mairesousa) por esses motivos: tem uma proteção excelente, permitem eu aplicar várias camadas do produto sem deixar minha pele pesada, além de protegerem a pele, também tratam deixando-a muito mais bonita e são bem mais baratos do que os protetores vendidos aqui no Brasil. Se você tiver mais alguma dúvida fique à vontade para me perguntar! Beijinhos, Maire.

Responder
Silvana Dias Ferraz
7 de dezembro de 2018 em 23:25

Meninas, eu uso Helioral em cápsulas e aplico Glyquin XM à noite. Faço acompanhamento com nutrólogo também. Apesar de não ter intolerância à glúten, optei por diminuir. Foi uma série de mudanças que me estão deixando muito feliz com o resultado em minha pele. Gastei fábulas com peelings. microagulhamento e nada. Hoje estou quase sem manchas. Minha pele está jovial apesar meus 54 anos. Sou morena e hiperpigmento. Meu nutrólogo é Dr. Renato Ricci. Estou feliz e espero que vocês também fiquem. Beijos e obrigada pelas dicas.

Responder
Maire Sousa
9 de dezembro de 2018 em 12:39

Silvana, obrigada por compartilhar conosco seus cuidados de beleza! Fico muito feliz com os seus resultados alcançados para obtenção de uma pele bem cuidada e consequentemente uma pele mais jovem e bonita.
PARABÉNS!!!
Beijos, Maire.

Responder
Suellen
9 de dezembro de 2018 em 04:55

Maire, encontrei seu blog pesquisando sobre astaxantina. Tenho umas manchinhas bem pequenas perto dos olhos há 3 anos. Já havia mostrado a 2 dermatologistas e só agora consegui descobrir que são melasma. Fiquei bem decepcionada pq poderia estar tratando a mais tempo. Enfim, amei aa dicas que você deu. Uso protetor sem cor FPS 30 (apenas uma camada) e uma camada de protetor com cor FPS 50. Replico a cada 2-3 horas apenas o de cor pq utilizo muito computador. Devo mudar algo na rotina de proteção topica? Vou conversar com a dermato sobre o uso de antioxidante oral. Fiquei bem aliviada com sua dica.

Responder
Maire Sousa
9 de dezembro de 2018 em 12:32

Olá, Suellen!
Eu também tenho melasma (controlado na região dos olhos) e trabalho muito em frente ao computador. Em relação a sua rotina de fotoproteção tópica em casa sugiro o uso de produtos que formem uma barreira contra a luz visível antes que ela estimule a produção de melanina. Esses produtos podem ser protetores solares ou maquiagens que tenham de preferência na sua formulação oxido de ferro (pigmento que funciona como um escudo contra a luz visível) ou também protetores solares com filtros físicos: oxido de zinco e oxido de titânio), uma vez que esses filtros também conseguem bloquear a ação da luz visível.
Enfim, pela minha vivência relacionada ao controle de melasma a minha de rotina de fotoproteção tópica quando estou em casa trabalhando no computador resume-se ao uso de produtos que tenham principalmente cor (Ex: BB Cream Latika SPF 44) associado a um produto de maquiagem que também tenha cor. No meu caso, não acho necessário fazer reaplicação desses referidos produtos.
Quanto ao uso de antioxidantes orais acho bastante válido no auxilio do controle do melasma.
PS: No caso de exposição solar direta ao sol (praias ou passeios a pé)sugiro no mínimo 03 camadas generosas de protetor solar e reaplicá-lo conforme orientação do fabricante. Eu particularmente prefiro usar o protetor solar sem cor e adicionar a cor com uso de produtos de maquiagens com cor, uma vez que prefiro minha pele com um acabamento mais natural.
Qualquer necessidade estou por aqui! Beijos, Maire.

Responder
Ana Mara
11 de dezembro de 2018 em 10:12

Oi Marie, adorei suas orientações sobre a proteção solar da pele com melasma. Pois sofro com as minhas manchas e luto há 10 anos. Tem tempo que fica bem controlada; mas a última vez que fui à praia o melasma ficou bem acentuado e agora que estava 70% controlado, irei para a praia novamente. Vou dobrar o protetor solar, usar chapéu com proteção (sempre usei na praia) e gostaria de saber se você acha importante começar a tomar esses antioxidantes orais antes e durante os dias que estarei na praia. Tenho um manipulado pronto para começar a usar que é Picnogenol + Polypodium Leucotomos + Luteína. Você acha que uso desse medicamento oral vai me ajudar na praia? Esse medicamento foi indicado por uma dermatologista há um tempo atrás, para clareamento. Mas eu nunca havia manipulado. Obrigada

Responder
Maire Sousa
17 de dezembro de 2018 em 13:36

Oi, Aninha!! Tem certeza que vc está usando o protetor solar indicado para a necessidade da tua pele? Fazendo uso correto? E lembrando da hidratação que também é fundamental para que a nossa pele não manche, vc está hidratando sua pele corretamente? Faço todas essas perguntas, porque me exponho diretamente ao sol e minha pele o máximo que fica é suavemente avermelhada. Me conte quais os produtos que vc tem usado e como tem usado! Sobre o uso de antioxidantes orais acho importantíssimo para auxilar no controle do melasma! Quando possível retorne ao seu dermatologista para uma nova avaliação, certamente a condição e necessidade de sua pele é outra, diferente desse tempo atrás. Beijos, Maire.

Responder
Rosângela Corrêa da Silva
3 de julho de 2019 em 18:54

Oi Maire!!!!!
Encontrei você devido as minha incansável luta contra o melasma.
Fiquei encantada com sua atenção e interação com as leitoras, também achei de grande valia as suas informações.
A muitoooo tempo faço acompanhamento com dermatologista por causa do melasma, quase de zero de acertos e muita decepção. O melasma me deixa com a auto estima lá embaixo, me sinto feia (desabafo de quem sofre com melasma rrrrsss…
entenderoras me entenderão).
Gostaria que você compartilhasse conosco sobre antioxidantes mais potentes e auxiliares e, também sobre protetor oral e o que você acha dos produtos manipulados.
Encantada com sua delicadeza!!!
Obrigada!!!!
Beijo!!!

Responder
Maire Sousa
5 de julho de 2019 em 17:03

Oi querida!

Claro que eu entendo você perfeitamente! Hoje estou com 47 anos e desde os 18 anos já lido com nosso companheiro melasma.
Precisamos entender que o melasma não é nosso inimigo, uma vez que a melanina é nossa AMIGA! A melanina é produzida somente quando nossa pele (que é um órgão) sofre algum tipo de agressão e ela prontamente produz melamina através dos melanócitos para proteger nossa pele, inclusive pode até ser agressões causadas por tratamentos estéticos indicados pelo profissional que cuida da sua pele para controlar o seu melasma.

Atualmente sabe-se que cientificamente o melasma pode se causado por 25 fatores e um desses fatores é o estresse oxidativo que produz radicais livres, tais radicais agridem a nossa pele e consequentemente se temos agressão na pele vamos ter produção de melanina.

Os NUTRACÊUTICOS que podem ser ANTIOXIDANTES ORAIS são substâncias que se ligam aos radicais livres para NEUTRALIZÁ-LOS, por isso que ele auxilia no controle do melasma. No mercado temos várias opções de Antioxidantes orais como: Luteína, Astaxantina, Resveratrol, Pyconogenol, Polypodium Leucotomos e outros. Você poderá fazer uso deles por meio de uma apresentação já pronta ou manipulada (associações de 03 ativos antioxidantes).

Quanto ao Protetor Oral não temos ele disponível, uma vez que esse nome foi criado ha algum tempo pele mídia, ou seja o Protetor Oral é um NUTRACÊUTICO com ação antioxidante que além de neutralizar os radicais livres, também reforça a capacidade de regeneração da pele e a resistência contra os danos causados pela radiação UV.

Enfim, NÃO DESISTA DA SUA PELE! Se você não observou resultados significativos com o profissional que atualmente está cuidando dela, então procure outro profissional. Melasma é uma condição que atualmente não tem cura, porém tem controle. E o cuidados básicos efetivos (que realmente funcionam) par quem tem melasma são: limpeza facial adequada, fotoproteção adequada, hidratação e uso de antioxidantes orais.

Faça o seu MELHOR pela sua pele! Não agrida sua pele e sim cuide dela com muito AMOR, afinal sua PELE É VOCÊ!

Beijos!

Responder
Juci
21 de dezembro de 2018 em 22:00

Muito boas informações, tenho melasma e estou tratando tambem através do estudo e informações sobre esse caso. Grata.

Responder
Maire Sousa
25 de dezembro de 2018 em 22:28

Juci, conhecimento é solução para quase tudo!!Com certeza vc tb irá conseguir controlar seu melasma! PARABÉNS por estudar sobre o assunto: melasma!! Beijos, Maire.

Responder
Keilla Cristiane
3 de janeiro de 2019 em 18:49

Boa noite! Td bem? Qual seria a rotina ideal para o tratamento do melasma? Lavar o rosto com sabonete indicado para a pele, passar água nivelar, fico na dúvida com qual creme passar depois, seria o hidratante e depois o anti-aging depois o protetor?

Responder
Maire Sousa
8 de janeiro de 2019 em 14:56

Olá, Keilla! Eu faço a dupla limpeza à noite (óleo facial + sabonete facial) e também complemento a limpeza com água micelar (retiro com água). Pela manhã aplico somente o sabonete facial e depois aplico o hidratante junto com anti-idade e depois aplico no mínimo 03 camadas generosas de protetor solar e finalizo os cuidados blindando a pele com maquiagem. Beijos

Responder
Mírian Nara
24 de janeiro de 2019 em 07:42

Oi Maire, bom dia!
Estou encantada com seu blog, cheguei aqui pesquisando sobre astaxantina. Obrigada por compartilhar seu conhecimento e experiência!
Maire, sobre a tripla proteção, você dá intervalo de alguns minutos entre as aplicações ou passa uma camada seguida da outra? A maquiagem vc faz assim q passa as camadas de protetor ou espera alguns minutos?
Sobre os antioxidantes orais, vc tomava todos juntos após o café da manhã? Ou intercalava?
Estou tomando biotina+tiamina e vitamina D3 pela manhã prescrita por nutrólogo e astaxantina após o almoço, por conta, há uma semana. Ontem a dermato me passou uma fórmula c picnogenol+polipodium+luteína. Porém, ela não me orientou muito bem e fiquei em dúvida se há alguma interferência na absorção se eu tomar de manhã junto com os outros. Agradeço muito se vc souber e puder me responder!
Ela tbém prescreveu Vitacid Plus, mas estou com um pouco de medo de usar… Na verdade vou acabar procurando outro dermatologista para ouvir outra opinião…
Sucesso e td de muito bom!
Abç,
Mírian.

Responder
Maire Sousa
25 de janeiro de 2019 em 17:01

Mírian, vc é uma querida! Fico feliz que o Blog está sendo útil para você!

Sobre suas perguntas referentes à aplicação das camadas do protetor solar, eu recomendo você aguardar a absorção dele antes de aplicar a próxima camada. Você pode utilizar leque, ventilador e outros para facilitar essa absorção (na minha rotina eu uso um leque). Quanto a aplicação da maquiagem geralmente eu aguardo a absorção do protetor solar, porém quando quero uma pele com aparência mais hidratada e iluminada eu aplico a maquiagem antes da secagem do protetor solar. Lembrando que os produtos de maquiagem que você aplica na sua pele servem tanto para te deixar mais linda e também para deixar sua pele praticamente blindada contra os efeitos nocivos do sol.

Em relação ao uso dos suplementos orais sugiro você finalizar os tratamentos já iniciados e depois começar a sua nova formulação (picnogenol+polipodium+luteína).

Recomendo você conversar com outro dermatologista para avaliar a necessidade de uso do Vitacid Plus, atualmente temos muitas opções de ativos com excelente ação clareadora! Lembrando que os tratamentos com ativos clareadores devem ser aplicados preferencialmente à noite!

Beijos, Maire.

Responder
Mírian Nara
30 de janeiro de 2019 em 14:56

Oi Maire, boa tarde!
Muitíssimo obrigada pela sua atenção e pelas orientações!
Ainda n tinha te respondido devido à correria, mas já estou tentando adaptar na minha rotina!
Vou continuar te acompanhando por aqui e no Insta!
Gde abraço e tudo de muito bom!!
Bjos!

Responder
Maire Sousa
31 de janeiro de 2019 em 14:39

Oi, Mírian!
Esse mês terei uma aula sobre Suplementos de Beleza, então irei fazer um post mais atualizado sobre o referido tema. Obrigada pelo carinho! Beijos.

Responder
Mírian Nara
6 de fevereiro de 2019 em 10:21

Q bom!!
Esperando já! Rs!
Bjos!

Janete
22 de março de 2019 em 05:21

otimo post, amiga!

Responder
Maire Sousa
22 de março de 2019 em 14:13

Amiga, quais os Antioxidantes Orais que vc faz uso aí na Coreia do Sul? Beijos

Responder
Geisa
6 de outubro de 2019 em 16:21

Vc toma todos esses antioxidantes?
vc intercala? como q vc faz o uso deles?

Responder
Maire Sousa
7 de outubro de 2019 em 16:47

Oi, Geisa.

Como você está?

Eu intercalo o uso deles e quando associo tem um limite de quantidade e tempo de uso.

Infelizmente não poderei compartilhar com você meu modo de uso, uma vez que eu não posso fazer consulta farmacêutica aqui no blog.

Recomendo você conversar com o profissional que cuida da sua pele.

Obrigada por visitar o Blog!

Beijinhos

Responder
Daniela
6 de outubro de 2019 em 20:15

Ola, estou na luta ha 1 ano contra o melasma. Quanto tempo demorou para vc conseguir clarear e controlar o melasma? Quais procedimentos vc fez? Tenho medo de fazer (peeling, microagulhamento) e piorar.

Responder
Maire Sousa
7 de outubro de 2019 em 16:42

Olá, Daniela.

Quem tem melasma tem que ter PACIÊNCIA (iremos conviver com o melasma até o descobrimento da cura), PERSEVERANÇA (já mais desistir, apesar de todas as dificuldades para controlá-lo) e MUITA ATENÇÃO na escolha do profissional que irá cuidar da sua pele.

Como meu melasma apareceu na minha juventude (anos atrás) e eu não tinha recursos financeiros e nem o conhecimento que eu tenho hoje sobre como cuidar da minha pele de maneira correta, aí demorou sim, muitos anos para eu conseguir controlar meu melasma.

No seu caso tenho certeza que brevemente você irá conseguir sucesso no tratamento do seu melasma por conta das muitas opções de tratamento eficientes que atualmente temos disponível.

Quanto a escolha desses procedimentos que você comentou acima, eu recomendo que inicialmente você ESCOLHA UM PROFISSIONAL QUE VOCÊ CONFIE e peça para ele fazer uma AVALIAÇÃO DA SUA PELE (que seria a história da sua pele) para então juntas vocês escolherem a melhor opção de procedimento (peeling, microagulhamento e lasers para tratar sua pele).

Enfim minhas recomendações para você são:

ESCOLHA UM PROFISSIONAL QUALIFICADO E QUE VOCÊ CONFIE;

Caso esse profissional indique algum procedimento estético (microagulamento ou peeling) cobre dele tratamentos oral e tópico antes e depois da realização do procedimento;

Solicite também um tratamento oral, os antioxidantes são importantes no controle do melasma;

Faça a fotoproteção diariamente, ou seja use protetor solar todos os dias com FPS acima de 50 e PA ++++, aplique o mínimo 03 camadas generosas de dele e reaplique sempre que for necessário;

Use maquiagem (pó facial ou bb cream ou base) para selar as camadas de protetor solar e também aplique cor nas somente nas áreas das manchas (blush ou pó de contorno);

Lembre -se de fazer sempre uma limpeza facial correta e de hidratar a sua pele, uma vez que pele hidratada mancha menos.

Obrigada por visitar o Blog!

Beijinhos

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *