Vivendo com o Melasma

13 de dezembro de 2016

18 Comentários

Laluxas!

O Melasma foi o principal motivo para eu criar o Blog Laluxo, então irei compartilhar com vocês minha experiência de como viver com o melasma há mais de 27 anos.

Eu sou de uma geração que o bronzeamento significava beleza, nem sequer eu conhecia Protetor Solar e quando eu tinha 18 anos o melasma entrou sem ser convidado na minha VIDA. Nessa minha fase dos 18 anos de idade eu costumava me expor ao sol diariamente de 12:30 h as 13:00 h com o rosto todo melecado com uma formulação bronzeadora caseira (condimento colorau + óleo de cozinha), no entanto essa rotina de bronze durou somente alguns meses devido o surgimento da minha primeira mancha escura no lado direito da bochecha e depois de algum tempo apareceu na outra bochecha e para piorar a situação, as manchas espalharam-se em toda parte frontal do rosto.

Na época em que essas manchas escuras apareceram eu morava em João Pessoa, era uma estudante sem dinheiro e sem nenhum tipo de conhecimento de como tratá-las, então a solução encontrada por mim foi retornar as sessões de bronzeamento para ficar com a pele toda bronzeada e esconder as manchas escuras já existentes.

Passaram-se os anos e as manchas continuavam firmes e fortes no meu rosto, no entanto eu já não era mais uma estudante e já estava  morando e trabalhando em Maceió, então resolvi buscar ajuda médica para acabar de vez com as minhas manchas, sendo que não consegui êxito nessa referida ajuda porque acredito que não me entendi com minha dermatologista. Assim que eu entrei no consultório dela, ela de imediato me falou sobre aplicação de Botox, aí eu eu olhei para ela e observei que ela tinha algumas rugas e me indaguei porque ela quer aplicar em mim e ela mesma não usa e com isso, eu não demostrei nenhum interesse naquele momento em usar Botox, ela finalizou a consulta me dizendo que eu não poderia de jeito nenhum me expor ao sol, que eu deveria sempre usar óculos de sol e prescreveu um creme clareador para eu aplicar no rosto, que não fez efeito nenhum em mim, nunca mais retornei no consultório dela e me revoltei ainda mais com minhas manchas e desisti de cuidar da minha pele .

Os anos continuaram, nessa época eu já estava com 31 anos de idade e um dia conversando com um amigo que sempre teve pele linda comentou sobre uma dermatologista que ele estava gostando muito, aí eu me animei e resolvi procurá-la e o atendimento dela foi bom e ela me prescreveu um novo creme clareador manipulado que eu não conhecia. Então saí do consultório muito animada e fui direto comprar esse produto que encheu minha cabeça de boas expectativas para resolver meu problema de melasmas, sendo que para minha surpresa e decepção não consegui encontrar o referido produto em nenhuma Farmácia ou Drogaria de Maceió, no entanto fui informada por uma funcionária de uma das Farmácias que eu visitei que tal produto era vendido somente na própria clinica que a dermatologista me atendeu, então retornei para clinica e para minha total decepção com a dermatologista encontrei o produto lá num preço acima de R$500,00. Apesar de me sentir totalmente enganada pela dermatologista eu comprei o produto porque o desejo de curar o meu melasma era tão maior do que tudo, porém decidi não falar nada com ela sobre o assunto e nunca mais retornei para uma consulta com ela.

design-sem-nome

O referido produto tinha no rótulo um nome parecido com melasma e durante o tempo que fiz uso dele, as manchas  clarearam significativamente, todavia o produto acabou e eu optei em não comprá-lo novamente, aí muitas de vocês já podem imaginar o que aconteceu, as manchas retornaram com força total e eu mais uma vez já não sabia mais o que fazer para resolver aquelas manchas que tipo deixavam minha pele sempre com aparência suja.

design-sem-nome-1

O tempo foi passando e eu cada vez mais me cuidando menos, me sentindo impotente diante do problema, tipo enfrentava uma situação que não tinha solução. Em 2009 eu engravidei aos 38 anos de idade e as manchas escureceram de um jeito que algumas pessoas quando olhavam para mim sempre comentavam: “Maire, assim que for possível trate essas suas manchas!”, porém nesse período eu estava tão feliz que as referidas manchas não me incomodavam em nada, acho até que elas ficaram invisíveis aos meus olhos. Infelizmente não tenho nenhum registro de fotos do período da gravidez e do parto por conta de um vírus que destruiu todos os meus arquivos no meu computador.

Enfim Laluxas, vocês puderam perceber que a minha caminhada mal sucedida por tratamentos ou intervenções para resolver meu problema de melasma persistiu por muitos anos (22 anos), porém apesar de muito cansada e desanimada eu resolvi orar a DEUS e Ele atendeu a minha oração e a partir de 2010 minha História passou a ser Vivendo com o Melasma Controlado. Tal mudança que não foi alcançada por nenhum tipo de procedimento ou uso de produtos milagrosos e sim através de cuidados e  tratamentos adequados.

Tenho certeza que vocês também têm várias histórias para compartilhar! Aproveita e compartilhe aqui no nosso Espaço Laluxo.

Beijinhos!

 

18 Comentários em “Vivendo com o Melasma

Mi
28 de julho de 2017 em 11:39

Maire, mas o que aconteceu? Você orou e o Senhor te ajudou a conviver com as manchas ou Ele fez com que elas clareassem?

Responder
Maire Sousa
28 de julho de 2017 em 14:38

Mirela, tudo bem?
Acho que você conhece esse versículo na Bíblia: Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a DEUS (Romanos 8:28), então graças ao melasma eu aprendi a cuidar corretamente da minha pele com prazer.
Sabemos que o melasma não tem cura e sim controle! Graças a esses cuidados diários eu consegui sim controlar o meu melasma e melhorar a minha pele no todo. Enfim, mesmo com o meu melasma controlado (clareamento total das machas) eu mantenho fielmente os cuidados diários com a pele (limpeza suave + proteção solar tradicional e oral – durante o dia) e (limpeza pesada + substâncias clareadoras ou hidratantes – durante noite). Beijos

Responder
Mi
28 de julho de 2017 em 16:21

Amém, glória a Deus! O melasma tem me incomodado bastante, hoje cedo orei a Deus pedindo a ajuda dEle pra essas manchas clarearem (já tentei de tudo!), e então resolvi procurar na internet se havia algum testemunho nesse sentido e acabei encontrando sua página. Foi muito legal saber da sua experiência. Beijo grande.

Responder
Maire Sousa
7 de agosto de 2017 em 22:32

Mirela, tem um instagram que tem um conteúdo excelente sobre cuidar da pele com melasmas @meire_md! Tenha certeza você também conseguirá também controlar o seu melasma. O segredo é não desistir e cuidar corretamente (limpeza, proteção solar reforçada, proteção solar oral e outros cuidados dermatológicos). Bjs DEUS te Abençoe!

Responder
Beth
17 de setembro de 2017 em 08:35

Dez anos com melasma, curei totalmente com a Dra. Patricia Cobianchi de Lorena SP. Creme clareador e laser led azul. Em 3 meses clareamento total melasma e manutenção com bloqueador solar infravermelho Ada Tina. Pessoas de todos estados se tratam com está dermatologista extremamente humana competente , simpatia em pessoa é muito crente em Deus. Conheci pessoas inclusive a Rose sua secretária que curou do melasma a mais de 8 anos e nunca mais voltou. Faz 5 meses que comecei o tratamento e 2 meses sem manchas e algumas espinhas que apareciam de vez em quando. Atualmente ela atende em Lorena onde ainda vou(ela se tornou minha melhor amiga) e na capital São Paulo bairro Higienópolis. Fiquei sabendo sobre Dra. Patricia em uma entrevista para Claudete na rede vida.. Foi a única dermatologista que curou meu melasma e de muitas pessoas com tratamento eficaz e competência sem querer empurrar cremes caros e usar de sinceridade. Ela tem uma página de face confira o amor de pessoa que é……

Responder
Maire Sousa
18 de setembro de 2017 em 14:20

Beth, graças a DEUS que você conseguiu curar seu melasma com as intervenções adequadas de uma profissional abençoada ” Dra Patricia Cobianchi “. Em relação ao meu melasma, ele esta controladíssimo (pele sem manchas), no entanto mantenho uma rotina de cuidados com a minha pele como se eu ainda tivesse melasma. Enfim, através dos cuidados com o meu melasma eu comecei a ter prazer em cuidar da minha pele. Obrigada por nos ter compartilhado seu tratamento de sucesso com a Dra Patricia Cobianchi. Vou segui-la no Facebook! Deus te Abençoe!Beijos!

Responder
Ana Rita
28 de fevereiro de 2018 em 17:52

Fiquei feliz por vc!! já ouvi falar na Dra Patrícia, vc pode me informar em média o valor da sessão do laser? Pq a consulta e 600, tenho receio de gastar esse valor e o tratamento com as 5 sessões serem caros para eu pagar. Obrigada

Responder
Maire Sousa
2 de março de 2018 em 16:39

Oi Laluxa Ana!

De procedimento dermatológico com laser, pessoalmente recomendo o SPECTRA (APROVADÍSSIMO). Onde você mora? Aqui em Maceió cuido da minha Pele na Clinica Pele com a Dermatologista Dra Fayrus. Quanto aos valores cobrados nesses procedimentos dermatológicos são variáveis, quando eu fiz o SPECTRA também fiz outros procedimentos e fechei um pacote com descontos. Você pode ligar para Clinica Pele para ter noção dos valores cobrados pelos procedimentos que você pretender fazer. Tel Clinica Pele Dermatologia 82 3194.1200. Beijos

Responder
Ryane
10 de dezembro de 2017 em 07:25

Olá, fiquei feliz por vc! Graças a Deus deu certo. Tenho melasma a cinco meses e ele se espalhou rápido, pq eu não tinha conhecimento nenhum e fui passar 15 dias na praia . Estou na luta, mas com medo, devido de alguns relatos de tratamentos mal sucedidos. Mas Deus vai me orientar no melhor caminho p resolver isso. Gostaria de saber se vc usa hidroquinona p clarear? E se vc pega sol, devido à possível alternâncias de vitamina D?
Bjs

Responder
Maire Sousa
17 de dezembro de 2017 em 14:14

Olá Ryane!
já usei Hidroquinona sim! É uma substância despigmentante eficiente para clareamento da pele, porém exige obrigatoriamente ACOMPANHAMENTO MÉDICO e CUIDADOS INTENSIVOS por parte do paciente por conta de algumas situações que podem surgir durante o tratamento (irritação da pele, interação com outras substâncias, alergia, hipersensibilidade, efeito rebote e outras). No meu caso, quanto eu tratei com a referida substância, as manchas ficavam mais claras e até despareciam, no entanto eu NÃO fazia uma proteção solar adequada as manchas retornavam rapidinho e muitas vezes até mais escuras.
Quanto a minha exposição ao sol, eu optei ter uma rotina de vida normal (acho sou mais feliz assim, não fujo do sol, porém me protejo corretamente dele). Enfim, como está escrito na Bíblia: Que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a DEUS (Romanos 8;28), tenho certeza que você irá conseguir também controlar seu melasma e ainda aprenderá cuidar corretamente da sua pele, resumindo através do melasma sua pele ficará mais bem cuidada e bonita. Beijos

Responder
Miriam
14 de dezembro de 2017 em 16:52

Já gastei uma verdadeira fortuna com meu rosto e o melasma sempre volta!
Hj estou com 80% do rosto manchado e o color tbm
Já não tenho ânimo para prosseguir
Não me arrumo mais e evito sair de casa.
Quando vou na rua uso maquiagem forte tipo reboco.
Tudo isso resultado de anos trabalhando na praia

Responder
Maire Sousa
17 de dezembro de 2017 em 14:47

Olá Miriam!
Não sei detalhes da sua história de vida, porém já conheci muitas pessoas que já gastaram muito dinheiro em intervenções inadequadas para tratar (controlar o melasma), inclusive eu também gastei muito dinheiro ao longo do meu tratamento do meu melasma. Hoje em dia temos muito sorte que nos temos acesso através da internet bastante informações sobre esse assunto: melasma.
Na minha vivência Melasma tem controle (clareamento parcial ou total das manchas), no entanto as pessoas que tem melasma tem que aprender ou reaprender a cuidar da sua pele. Sempre que encontro uma pessoa com o rosto todo manchado faço algumas perguntas e a referida pessoa diz que já está cuidando, porém quando eu pergunto sobre os detalhes sobre esses cuidados, avalio que não está tratando e cuidando da maneira mais adequada. Além dos tratamentos convencionais (uso de substâncias clareadoras) tem outros tratamentos dermatológicos mais caros (Spectra, Fotona e outros). Enfim, para qualquer intervenção escolhida por junto com seu dermatologista você tem que OBRIGATORIAMENTE ter uma rotina de PROTEÇÃO SOLAR e contra raios visíveis (computadores, lâmpadas, celulares ) e raios ultravioletas (calor na cozinha, dentro do carro, na rua) ADEQUADA (CORRETA) e além disso, também tem que limpar e hidratar corretamente a pele. Resumindo, DESISTIR JAMAIS, continue firme na busca das melhores opções para tratar seu melasma, tenho certeza que brevemente você compartilhará conosco resultados positivos sobre o controle do seu melasma. Se você tem instagram sugiro vc seguir @melasmalifestyle e @meire_md, são dois igs excelentes de dicas para quem desejar cuidar corretamente da pele. Estou torcendo por vc! Beijos!

Responder
Andreia g de Sousa
9 de novembro de 2018 em 23:31

Olá meninas
Estou tratando com Dra Patricia C. Só posso dizer que é muito complicado ter melasma. E sim temos que ter fé Deus acima de TD. Já mesmo durante o tratamento ainda dobro meu joelho e peço pra Deus misericórdia e cura. Porque não nascemos assim. Por isso essa situação é inaceireditável.. mulheres como nós ficar presas em casa e sentirmos triste e nada tá bom o vestido os kilos a mais..TD se resume em se olhar no espelho acabar com noite não só nossa e sim do marido e filhos com o é meu caso enfim ter manchas faz com que nada esteja bom..

Marie sua linda bjo

Responder
Maire Sousa
15 de novembro de 2018 em 21:02

Laluxinha Andreia! Com os problemas que já enfrentei e continuo enfrentando na minha vida, tenho uma única certeza: “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam à DEUS” (Romanos 8:28). Com seu relato de fé tenho certeza que você também conseguirá controlar seu melasma. Enquanto você está nesse processo de controle (tratamento) se esforce para ser feliz independente da presença dele (melasma) na sua vida. Enfim, você é uma mulher abençoada, então certamente também será vitoriosa no enfrentamento de suas lutas!
Quero compartilhar algumas dicas com você:
1. Substitua seus pensamentos negativos por pensamentos positivos, comece anotando diariamente na sua agenda 03 coisas que te fizeram feliz no dia.
2. Curta muito a companhia da sua família e dos amigos.
4. Se esforce, dê o seu melhor! Ex: se você estiver incomodada com seu peso, faça algo para cuidar do seu corpo.
5. Cuida da sua pele com amor (limpe corretamente, use no mínimo 03 camadas generosas de protetor solar, use antioxidantes orais, use clareadores indicados pelo seu dermatologista, de preferência aplique somente à noite, hidrate muito a sua pele e use e abuse das maquiagens) e certamente os resultados esperados (controle do melasma e uma pele bem mais bonita) serão alcançados no tempo certo.
6. Converse sempre com seu dermatologista (compartilhe sua rotina, dúvidas e expectativas sobre o tratamento).
7. Continue firme na sua fé em Deus e seja grata à Ele por tudo, inclusive pelo seu convívio melasma.
Enfim, desde já estarei torcendo por você!
Beijos, Maire!

Responder
Marilza Rossi
13 de dezembro de 2018 em 10:42

Olá, Maire. Sou Marilza e gostaria de saber, se poder obter os contatos da Andreia G de Souza e da Beth, pois estou pensando em fazer o tratamento com a Dra. Cobianchi. Seria possível? Obrigada pela sua autenticidade. Deus abençoe a sua existência. Grata, Marilza

Responder
Maire Sousa
17 de dezembro de 2018 em 13:27

Olá, querida! Marilza, gostaria muito de pode te ajudá-la! Apenas me lembre quem são Andreia e Beth!Deus te Abençoe! Beijos, Maire.

Responder
jessyca
9 de julho de 2019 em 10:59

Olá, gente… To num desespero terrível… só sinto vontade de chorar,,, estou com o buço super manchado e não sei o que fazer… a Dermato recomendou Klassis, mas não sei irá funcionar, tenho medo de piorar…

Responder
Maire Sousa
12 de julho de 2019 em 17:01

Olá, Jessyca!

Nada de desespero e sim muito calma!

Se você fizer a fotoproteção da sua pele corretamente, esse produto KLASSIS NÃO irá PIORAR seu melasma e sim poderá melhorar seu melasma (controlar suas manchas escuras).

O KLASSIS tem uma combinação de ingredientes (Ácido Lático, Ácido Glicólico, Arbutin e Ácido Kójico) que irá agir em diferentes etapas na síntese de melanina.

Como esse produto tem FPS 15 você deve aplicá-lo pela manhã depois da limpeza facial e depois você espera alguns minutinhos para total absorção dele, em seguida você aplicará no mínimo 03 CAMADAS GENEROSAS de protetor solar com FPS 50 e PA ++++ (de preferência com filtro físicos e químicos ou totalmente físico). Quando essas camadas de protetor forem absorvidas você aplicará um corretivo somente em cima das manchas escuras e finaliza aplicando um pó para facial para selar todas essas camadas de produtos anteriormente aplicadas.

A noite você fará sua limpeza facial noturna (Água Micelar ou Demaquilante Bifásico junto com um sabonete facial) e depois você poderá aplicar um produto de sua preferência ou recomendado pela sua dermatologista.

Quando retornar para sua dermato, converse com ela sobre a possibilidade dela prescrever uma formulação antioxidante de uso oral diário, tal formulação irá auxiliar no controle do seu melasma.

E para finalizar gostaria de te lembrar que o melasma ainda não tem cura, porém tem controle e para garantirmos esse controle temos que adotar uma rotina de cuidados faciais contínua em nossas vidas, principalmente de fotoproteção solar.

Se eu puder te ajudar em algo, estou por aqui!

Beijos.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *